Cosme e Damião, irmãos gêmeos de origem árabe, foram martirizados em 27 de setembro do ano 286. eram médicos que atendiam aos doentes Sem nada a cobrar, invocando a ajuda milagrosa dos santos.
A devoção aos santos gêmeos, no âmbito da igreja Católica ( hoje comemorada Em 27 de setembro), irradiou-se para as senzalas, onde Cosme e Damião Passaram a ser Ibeji.
A melhor explicação sobre Ibeji nos é fornecida por Leo Frobenius na sua Obra: Mitologia da Atlântida, “pode acontecer que, apesar de todos os cuidados, Um dos gêmeos morra ainda com pouca idade. A mãe vai procuarar um Babalaô, Que lhe fornece todas as informações a respeito das providências que devem ser Tomadas, mas nunca deixa de prescrever a fabricação de uma pequena imagem de madeira, que é chamada Ibeji, a feitura destes objetos segue normas antigas e Bem conhecidas, porém são ritos apropriados que fazem da esculturinha- Ibeji- um
Abrigo capaz de servir de domicílio ( para a alma) da criança morta”.
Na nossa Umbanda, a concepção de Ibeji é a figura de Cosme e Damião como todos aquele que são gêmeos, como Crispim e Crispiniano, aos quais foi acrescida da figura de Doum, o filho que veio depois do parto duplo.
É uma forma própria caracterizada numa falange de entidades espirituais que se manifestam numa faixa vibratória denominada linha das crianças.
A expressão Ibeji foi transformada em Ibeijada que é a festa em homenagem aos padroeiros das crianças (Cosme e Damião).
Na doutrina da Umbanda, as manifestações das crianças estão dentro da lei da evolução de espíritos cuja roupagem fluídica se apresenta como criança, embora muitos sejam até de roupagem diferente.
Quando incorporam nos centros, agem como crianças e dentro deste sistema eles trazem alegria, paz e um descarrego completo no ambiente, constituindo uma força vibratória maravilhosa e através de brincadeiras elas abrem os caminhos de todos os que deles se valem.
Saudação: Ibeji- oni de ibeijada.
Simbolismo: brinquedos, ou de acordo com o Orixá
Que pertença.
Habitat: jardim, mar, mata, cachoeira( depende do Orixá ) .
Comidas : frutas e doces.
Bebida : guaraná, sucos, água doce ou salgada.
Flor: rosa branca e lilás.
Cores: lilás, branco e o rosa
Dia na semana mais favorável é a quarta-feira.
*Fonte: livro Umbanda do Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário