12.12.05

Ciganos - Chamados de Povo das estrelas.


Apareceram há mais de 3000 anos ao norte da Índia, Gujaratna, à margem direita do rio Send.
No ano1000, mais ou menos, deixaram o país e se dividiram em 2 ramos: Pechen, que vai para a Europa, pela Grécia e o Beni que atingiu a Síria, Egito e a Palestina.
São divididos em Clãs.Kalom (PenínsulaIbérica), Hoharano (Turquia), Matchuaiya (Iugoslávia), Moldovan (Rússia) e Kalderash (Romênia).
Diz a lenda, que surgiram do centro da Terra e para lá querem retornar.
Seu lema - O céu é o teto , a terra a pátria e a liberdade a religião.
São nômades, vivem mudando de lugar. Moram em tendas (os mais pobres) e hoje alguns ricos, já moram em casas e apartamentos. Em São Paulo, Taqueral , perto de Campinas, há mansões com tendas armadas no quintal de modo a poder realizar o ritual cigano.
Transportam-se caminhando, à cavalo e carroças.
As roupas são coloridas e as mulheres podem mostrar os seios, mas as pernas não, daí as saias compridas. Usam xales, leques, e pés descalços (energia da terra e descarga de negatividades), pois acreditam terem vindos do centro da terra. Usam muitas fitas coloridas e sua música é irradiante do flamingo e da dança húngara, com violinos, violão, pandeiros e castanholas.
Sua comida é a base de muita ervas e assados, tendo como prediletas o arroz com lentilha, as frutas como a maçã (representa o amor), a pêra, as uvas, damasco, ameixa, frutos do mar tudo isto regado do vinho tinto, do mel e tendo como enfeites, as flores nos pratos.
Sua bandeira é nas cores: azul forte (Parte superior ), verde bandeira (parte inferior) e une estas duas cores , a roda da carroça em vermelho. Estas são suas cores principais, sendo que o vermelho a de maior força.
Usam sais para banho, incensos, estrela de 5 pontas (o homem integral), a roda da carroça ou círculo raiado (giram pelas estradas da vida), candeia, candelabro. Respeitam a natureza e seu ambiente é a praça, a praia, o rio, as feiras e as matas.
Não seguem as leis da sociedade. Tem leis próprias e rígidas.
Na maioria são artistas de muitas artes até de circo. São exímios ferreiros fazendo utensílios domésticos para uso próprio e para vendas. Fazem jóias e selas como comercializam-na.
Consertam panelas, vendem cavalos e criam artesanato de cobre, seu principal metal, e tantos mais.
Estudam pouco na maioria. Freqüentam a escola geralmente até o 1º grau, para aprender a ler, escrever e a aritmética, porém alguns conseguem ir para faculdades de medicina, direito, engenharia de preferência e outros poucos chegam a lugares na política, como no Brasil Wasthisgton Luiz e Jucelino Kubishek, Presidentes.
Os ciganos se juntam em tribos para festejar os ritos de passagem: o nascimento, a morte, aniversários e fazem grandes festas com comidas, músicas e danças. Isto acontece todo mês na lua cheia, que para eles é o maior elo com o sagrado, com os espíritos.
O nascimento - Os filhos são muito importante para a família. Aumentam a riqueza e a tribo. A mulher grávida até o 6º mês não pode ver pessoas com defeitos físicos e nem ouvir histórias de morte. Quando a criança nasce, ela recebe 3 nomes: O 1º só a mãe sabe, o 2º , só a tribo e o 3º é que é revelado para todos. O primeiro banho é realizado em bacia de cobre, com água do rio, vinho, moedas e flores brancas.
A morte - leva um mês de cerimônia. No 6º mês é realizado um jantar para o morto. Todo material pessoal é enterrado com ele, menos fotografias e dinheiro.É coberto de flores e é colocado moedas para pagar dívidas. A viúva só usará roupas pretas e o viúvo deixa de fazer a barba.
O Casamento - desde criança a noiva é vendida para o pai do noivo que oferece um grande dote, que será guardado até o casamento. A mulher só pode casar com cigano, porém o homem pode escolher uma mulher que não seja cigana. Casam muito cedo, por volta de 12 ou 15 anos, sendo os mais velhos da família os primeiros. A cerimônia dura 3 dias, sendo que no 3º dia é que é realizado o ato sexual. A mulher tem que casar virgem, no seu 1º casamento. E isto é exibido através de um lenço manchado de sangue para todos, após o ato sexual. Cortam os pulsos com o punhal (adaga) e une os sangues do casal como símbolo de amor, vida eterna juntos e a aliança entra para firmar a união feita. Tomam vinho na mesma taça. O pai do noivo é que custeia tudo, mas se há separação , a divisão é realizada entre as famílias. A separação não se dá por adultério, pois não é permitido isto acontecer. Isto acontece quando não nascem filhos entre o casal. A noiva casa-se de branco.
Os velhos para os ciganos são muito bem cuidados. Eles dão a palavra final e são sempre muito ouvidos nas tribos, bem diferente dos outros povos.
Usam a mentalização, a vidência mental e do espelho (espelho, a pessoa e o cigano atrás olhando para o espelho para ver, tendo a mão sobre a cabeça da pessoa), chacras, astrologia, quiromacia, cristalterapia, a radiestesia e a psicograma (pegar objetos e sentir), cartas ou tarot, são exemplos de trabalhos espirituais e de consultas. As festas são realizadas em volta da fogueira em forma de círculo e com o cálice sagrado(Santo Graal) com vinho e mel em forma quente.
Usam a vela branca (representa o fogo), a toalha branca, copo d'água (água), incenso (o ar), pedra de cristal-ametista (a terra), que são considerados como material litúrgico principais.
Seus números e no jogo de cartas: 3, 5, 7 e 9
Falanges que incorporam: Oriente e Exus
Acreditam na reencarnação.
Possuem um horóscopo diferente
:Áries (Punhal)/ Touro (Coroa)/ Libra (Moeda)/ Escorpião (Adaga)/ Sagitário (Machado)/ Gêmeos (Candeas)/ Câncer (Roda)/ Leão (Estrela)/ Virgem (Sino) Capricórnio (Ferradura)/ Aquário (Taça)/ Peixes (Capela).
Jogo de CartasCom vários significados e vão de 01 a 36 cartas e o baralho é cortado em 3, 5, 7 ou 9 vezes
Seu dia maior é o da sua PadroeiraSanta Sara Kali, 24 de maio.

RITUAL DOS CIGANOS NA ACCT

Frutas, vela branca, fitas coloridas, o banho da cachoeira (realiza o cruzamento ou batismo ou lavagem de cabeça), levam 7 anos para se consagrarem e de 7 em 7 anos renovam, guia de conchas, as plantas, a natureza, defumador espiritual e incensos, perfume, flores, circulo na corrente, estrela, pés descalços, a mata, a praia, vidência de copo mentalização e cristais.
Nossa casa é eclética: umbanda, cigana, oriental,esotérica, Kardecista, tudo fechado através do Vovô Joaquim - Africano que viveu na Bahia e foi um Barô também em reencarnações mais próximas, daí seu ponto ter um circulo e do Tibiriçá também.
É explicado também a prece para falecido ser nas sessões de Exu e com o cântico: Hoje eu tenho alegria...

*Fonte: Nilda Calil Deterling - Dirigente de Culto

Nenhum comentário: